terça-feira, 3 de janeiro de 2012

RESFRIAMENTO DE BEBIDA


RESFRIAMENTO DE BEBIDA

TROCADOR DE CALOR


Pequeno relato:

Desde 1964, os Carbo-cooler, (Mojonnier) e Carboref (STORK-INOX), foram projetados para resfriamento e carbonatação da bebida internamente ao tanque, isto é, eram dotados de conjuntos de placas de resfriamento devidamente alojadas no interior do tanque, sendo que a bebida por gravidade era resfriada nas placas e carbonatada.

Com a expansão do refrigerante, os fabricantes desses equipamentos foram aumentando sua capacidade de produção; então muitas placas deveriam ter o Carbo-cooler/ Carboref, para atender esse aumento. Porem as placas ocupava muito espaço, pois eram dimensionadas para aproximadamente 280 Litros de resfriamento por hora de bebida, com isso os tanques tinham diâmetro muito grande.

Esse sistema está sendo utilizado por diversas empresas até hoje.
Com um projeto inédito e arrojado, projetamos um sistema com resfriamento da bebida externa, utilizando o tanque apenas para carbonatação.

O projeto de resfriamento com trocador de calor (Bebida x Glicol ou Bebida x NH³) é um sucesso e está sendo utilizado com grande eficiência e eficácia por diversos clientes.

Imagem ilustrativa com resfriamento externo

Qual a vantagem:


a)   O resfriamento - troca térmica por turbilhonamento é 3 vezes maior que a troca térmica por gravidade ou laminar;

b)   Com a temperatura baixa (4ºC) a carbonatação é mais eficiente;

c)   Com maior espaço livre no interior do tanque o volume de carbonatação é maior devido área de absorção, podendo trabalhar com menor pressão no envase, diminuindo o consumo de CO² e reduzindo manutenção nos equipamentos (principalmente as enchedoras).

d)   Com resfriamento externo, o risco de vazamento é isento e a manutenção fica fácil, não sendo necessário o estafante trabalho de abrir a tampa para tirar o conjunto de placas e verificar vazamento;

e)   Maior capacidade do equipamento, com menor espaço ocupado;

f)    Com resfriamento por trocador de calor, pode-se eliminar a utilização de NH³ (amônia) nas salas de engarrafamento, diminuindo-se riscos e acidentes, aumentando a confiança dos operadores, contribuindo para o bem estar operacional e perda de produção.

Se essas informações lhe chamaram a atenção, consulte-nos, temos os melhores projetos para atender as mais variadas situações em sua indústria.

NOSSA MAIOR ESTRATÉGIA É AGREGAR VALORES 
NA INDÚSTRIA E PROPORCIONAR SEGURANÇA AOS NOSSOS CLIENTES

JSC Projetos e Assessoria para Indústria de Bebidas e Alimentos


Jaime Santiago Costa

(11) 97100-3541 - Whatsapp

Nenhum comentário:

Postar um comentário